sábado, 6 de fevereiro de 2010

Mostras filatelicas em beja (I)

Mostra filatélicas na cidade de Beja
Vou com este trabalho apresentar uma listagem completa, de todas as mostras "exposições" organizadas por clubes ou outras entidades desta cidade, que tiveram lugar em Beja, ou, em outros locais, por estes organizadas.
Para completar o passado deste tema por mim já anteriormente abordado, só me foi possível com a ajuda de uma pessoa que á muitos anos se dedica á filatelia,
que é o senhor Geada de Sousa, (cronista de filatelia no Diário do Alentejo), que além de muito saber de filatelia é uma pessoa sempre disponível para ajudar e ensinar os mais novos, ou menos entendidos como o meu caso, quando lhe falei sobre o assunto, mostrou-se logo disponível para pesquisar, e, me disponibilizar os resultados sobre este tema.
Pois aqui deixo o meu agradecimento a este grande senhor da filatelia.
Vou também dividir esta listagem para não a tonar muito pesada, pois trata-se de uma longa lista, e sempre que possível ilustrar com imagens de carimbos ou peças que tenha na minha colecção, sendo que no inicio isso se torna praticamente impossível, por não as possuir e serem extremamente difícil de encontrar, mas quero com este trabalho principalmente, apresentar a listagem com datas correctas e outras informações que possam interessar a quem as possua.
- 18 de Junho 1922 - Cortejo cívico
-Local - O cortejo percorreu as principais ruas da cidade de Beja
-Organização - "Forças vivas da cidade"
-Noticia veiculada pelo jornal "O Bejense" nº 524 de 18 de Junho de 1922, em que segundo o jornal, a classe dos trabalhadores dos correios e telégrafos da cidade, apresentou no cortejo cívico realizado em hora dos aviadores Gago Coutinho e Socadura Cabral, um carro alegórico, que durante o trajecto recebia correspondencia, devidamente para este endereçada e franqueada, a qual era marcada com um carimbo especial confeccionado expressamente para este efeito.
- 15 e 16 de Abril de 1946 - exposição/venda de selos
-Local - Hotel da Rocha
- Organização - galeria de arte (importante casa filatélica nessa época em Lisboa), esta informação foi colhida num anuncio publicado no jornal Diário do Alentejo nº 4266, ano XIV, de 14 de Maio (3ª feira) de 1946
-23 a 25 de Junho de 1978 - 1º mostra filatélica - 58º Aniversário do Despertar
-Local - Sede social do Despertar Sporting Clube (DSC), Rua das Lojas
-Organização - DSC, liderada pelo Sr. Engº José Guerreiro de Brito, o clube estava nessa época a constituir uma secção filatélica.
-Colecções expostas 10
-1981 (data indeterminada do 1º trimestre) - 2º mostra filatélica do Despertar
-Local - Sede do DSC
-Organização - secção filatélica do DSC
-Colecções expostas - não foi possível apurar
-17 a 21 de Maio de 1981 - I mostra filatélica do Baixo Alentejo
-Local - Salão nobre dos paços do conselho
-Organização - Câmara Municipal de Beja, com o apoio do filatelista Engº José Guerreiro de Brito. A exposição estava integrada na Feira da Primavera.
-Colecções expostas 26
-Posto de correio e carimbo comemorativo (PC/CC) anunciado no noticiário Filatélico (NF) nº42/81
- 3 a 11 de Outubro 1981 - Exposição de Filumenismo - "Beja 81"
-Local - Salão do INATEL
-Organização - NCCCD-HDB
- Colecções expostas 12
-PC/CC, anunciado no NF nº 135/81
-1 a 3 Dezembro 1981 - Mostra Filatélica dia do selo
- Local - sede do DSC
-Organização - Secção Filatélica do DSC e NCCCD-HDB
-Colecções expostas 11
-PC/CC anunciado no NF nº66/82
*com continuação

Sem comentários:

Enviar um comentário