sexta-feira, 2 de abril de 2010

Carimbos Numéricos

Carimbos Numéricos


Carimbo numérico com o numero 34

O carimbo numérico é um carimbo provisório; destina-se a ser usado nos postos ou estações de correio onde, por qualquer motivo, não existe ou não está disponível, a marca dia com o nome da localidade.
A substituição da marca dia pelo carimbo numérico, acontece pelas mais variadas razões, nomeadamente o encabeçamento da marca dia por esta já se encontrar elegível devido ao desgaste provocado pelo seu uso, por se ter partido, desaparecido, ou por qualquer outra razão que obrigue á sua substituição.


Carimbo numérico usado em Beja em 1984

Os carimbos numéricos, são um tipo de marcas postais que foram introduzidas simultaniamente com o uso dos selos em 1853.
os carimbos dessa época (conhecidos por carimbos de barras) apresentavam ao centro e entre barras, um numero que ia de 1 a 230 na primeira reforma postal (1853/1869) e de 1 a 240 na reforma que vigorou entre 1869 e 1878 (2ª); (catalogo de selos postais e marcas pré-adesivas; AFINSA Portugal 2010).

Inteiro postal alusivo á mostra filatélica Dia da Filatelia Juvenil com carimbo numérico 64
Mantiveram-se até ao dealbar do Séc.XX.
O tipo de carimbos que dá titulo á Filatelia de hoje, refere-se a uma nova marca postal que surgiu, cremos nós, na primeira metade dos anos 40 do Séc.XX e que foram usadas até quase ao final daquele século, sendo então substituídas por um novo tipo, que no caso do distrito de Beja, apresentam na parte inferior a sigla DRCS (Direcção Regional dos Correios do Sul).

Carimbo numérico usado em Beja em 1984
O seu uso mais ou menos generalizado nas varias manifestações filatélicas, iniciou-se no principio dos anos setenta, passando então a ser vulgar o seu aparecimento nos postos de correio que habitualmente funcionam nos locais onde se realizam exposições de filatelia e outras.

Inteiro postal alusivo á mostra Filatélica Dia do Selo com carimbo numérico 65
Como habitualmente acontece com todas as marcas postais, á excepção das pré-adesivas, o coleccionismo destas marcas especiais é pouco vulgar. Não temos conhecimento de colecções, que tenham apararecido no circuito exposicional, especializadas neste tipo de marcas postais.
A actualização deste tipo de carimbos no conselho de Beja, também aconteceu tanto em uso provisório nos postos ou estações de correio, como junto de eventos exposicionais.
Aqui fica, para os potenciais interessados, o numero, a data e o local da utilização daquelas que conhecemos:
Conhece-se o uso de marcas deste tipo, com outros números, usadas noutras localidades do distrito de Beja, exteriores ao conselho:
-7 - Cuba 1969 e Mértola em data indeterminada
-51 - Ervidel 1953
-53 - Ferreira do Alentejo 1969
-63 - Aldeia Nova de São Bento 1969
-68 - Amareleja 1969
-69 - São Bartolomeu de Messines 1969
-71 - Pias e Vidigueira respectivamente em 1969 e 1970
Queria aqui deixar os meus agradecimentos ao Senhor Geada de Sousa por mais este estudo, neste caso os carimbos numéricos em uso no distrito de Beja.

Sem comentários:

Enviar um comentário