sábado, 25 de agosto de 2012

O futuro da filatelia (I)

 
O futuro da filatelia
(A minha opinião)
 
Li recentemente algumas notícias da assembleia geral da UPU (União Postal Universal) referentes a 2012, no blog "O Correio Mor", em que nos é dado a conhecer alguns números referentes á Filatelia e aos filatelistas, a nivel mundial, a qual transcrevo uma pequena parte.
 
"...A filatelia em 2012 representará cerca de 50 milhares de milhões de USD como negócio primário (dos operadores postais) em todo o mundo...aos quais temos de somar uns 40 milhares de milhões do mercado secundário (comerciantes). E o aumento de 2011 face a 2010 foi superior a 8% estimando-se que de 2011 para 2012 a subida será ainda importante, de perto de 7%...Parece que este aumento se deu sobretudo nos mercados emergentes, Ásia, América do sul...Na China uns impensáveis 100 000 novos filatelistas em cada ano!...No Japão ainda não se deu por quebras nas receitas desta actividade. No centro da Europa, com a Alemanha a dominar, o núcleo forte mantem-se, mas há cortes nas importações de selos de outros países. Nos países mais do sul está tudo a complicar-se."
 Ao ler este artigo publicado por o senhor Raul Moreira, dei comigo a pensar, principalmente, no que se refere ao numero de novos filatelistas que anualmente aparecem na China e levando em conta o numero de população entre países. Será que em Portugal é por causa da crise que a venda de selos se está a complicar e há um pequeno numero de pessoas a aparecer como novos filatelistas ou haverá outros factores, pois quando se fala com outros filatelistas e constantemente se ouvem frases, ou se lê frases do tipo.

- Estou em crer que muitos outros como eu, já desistiram de coleccionar a partir de determinada data seja em novos ou usados.
- Eu já fechei a torneira.
- Cromos disfarçados de selos
- Não pretendo ser profeta da desgraça mas isto é o principio do fim.

Ora isto são alguns exemplos do que se ouve e lê dos filatelistas mais velhos, eu próprio deixei de coleccionar selos novos e selos usados após 2010, sendo também verdade que haja algumas frases em sentido contrario mas em menor número, mas se isto é o sentimento dos mais velhos será que vão aparecer novos filatelistas ou filatelistas mais jovens, na minha modesta opinião será difícil.
Não sendo este um assunto novo, mas sim um assunto muito debatido e com muita reflexão entre os actuais filatelistas, cada um com a sua opinião, indo no final todas dar ao mesmo, quais os factores da falta de interesse dos jovens pela colecção de selos.
Quero então apontar os principais pontos quanto a mim que levam a esta falta de interesse dos jovens pela filatelia, mas isso será numa próxima mensagem.


Sem comentários:

Enviar um comentário